NOVOS CALHAUS BLOGUÉTICOS

 

“Fica estabelecida, durante dez séculos,

a prática sonhada pelo profeta Isaías,

e o lobo e o cordeiro pastarão juntos

e a comida de ambos terá o mesmo gosto de ternura.”

(Thiago de Mello e sua quase utopia)

 

📌📌📌 Questão de Semântica 📌📌📌

Estado não é terrorista. Que terrorismo é palavra feia, coisa de facção, de grupos, de comunistas e afins. Enquanto isso, enquanto a Imprensa determina que Estado não pode ser terrorista, Estados praticam terrorismo sem serem terroristas.

 

 🏆🏆🏆 Questão de Torcida 🏆🏆🏆

Em canteiro de principal avenida do bairro, alguém teve a ideia de construir um varal e nele dependurar bandeiras de Israel e do Brasil. Junto delas, dependurou bandeiras do Cruzeiro e do Atlético. Percebi que o autor é um aficionado do futebol e imaginei que torce para Israel no jogo contra a Palestina. Faz ele ideia que a vitória de Israel não vai ser traduzida em gols, mas em mortes, milhares de mortes de mulheres e de crianças? Caro futebolista: a questão aqui não é ser a favor deste ou daquele, de judeus ou palestinos. O que importa é defender a Liberdade, a Igualdade, a Paz e a Justiça. Que não se concretize a profecia de José Saramago, ao dizer: “Um dia se fará a história do sofrimento do povo palestino e ela será um monumento à indignidade e covardia dos povos”. Quer você receber a pecha de desprezível e covarde?

 

✋✋✋ Questão de Entendimento ✋✋✋

Quarta-feira, 8 de novembro de 2023, o embaixador de Israel se reuniu na Câmara com oposicionistas e Jair Bolsonaro, para exibir um filme do atentado do grupo Hamas em Israel. Fiquei sem entender muita coisa. Quer ele trazer a guerra com os palestinos para o Brasil? Um embaixador não representa papel de Estado? Ele não deve agir como tal? O senhor Embaixador tem que meter o nariz em questões de política interna de outro país? Seria conveniente nosso embaixador fazer o mesmo lá em Israel (por exemplo, reunir com a oposição para reclamar da demora em liberar brasileiros retidos em Gaza)? E o suprassumo de minha ignorância: o que Bolsonaro estava fazendo ali? Por acaso é parlamentar? O que sei: ele sempre demonstrou simpatias com o neonazismo. Mas isso talvez não venha ao caso, talvez a extrema-direita que está no poder em Israel seja ela mesma... nazista (por mais absurdo que isso possa parecer).

 

💥💥💥 Questão de Sentimento 💥💥💥

Quando da pandemia da Covid 19, um pensador israelense disse que aquela calamidade iria fazer brotar uma nova consciência de solidariedade universal e de preservação da Natureza. Infelizmente, ele se enganou. Eu me arrisco a sonhar que o conflito entre judeus e palestinos vai criar a consciência de um modo novo de povoar a Terra, promovendo o encontro e o entrelaçamento de mundos diferentes, criando alianças e espalhando solidariedade. Caso tal não aconteça, podemos desistir de vez desse projeto que é o ser humano, permitindo que uma bomba venha destruir toda a humanidade.

Etelvaldo Vieira de Melo


17 comentários:

Anônimo disse...

A guerra no Oriente Médio é entre Israel e o grupo terrorista Hamas , que o desgoverno brasileiro teima em não reconhecê-lo como tal. Jamais Israel foi contrário à causa Palestina, ou seja, que os palestinos possam ter o seu Estado soberano e livre, coisa com que o Hamas nunca se preocupou. Conforme está escrito em seu estatuto, o objetivo maior do grupo terrorista é apagar Israel do mapa, matando todos os judeus. É bom lembrar que o Hamas parabenizou o atual chefe do atual desgoverno brasileiro pela sua " vitória" nas eleições de 2022. Falando em diplomacia, por que o Lula não foi bater um papinho com os líderes do Hamas para intervir na
liberação mais célere dos brasileiros que aguardaram tanto tempo no sul de Gaza. Aliás, diplomacia não é conversinha de butequinho...
Cuidado, blogueiro, porque antissemitismo é crime racial!
Procure , caríssimo, informar melhor os seus leitores, companheiros e simpatizantes.


Anônimo disse...

“Caro futebolista: a questão aqui não é ser a favor deste ou daquele, de judeus ou palestinos. O que importa é defender a Liberdade, a Igualdade, a Paz e a Justiça”. Isso foi claramente dito pelo nosso blogueiro. Só ler, sem procurar chifre, em cabeça de cavalo.

Anônimo disse...

Esses Bolsonaristas não sabem nada de História. E para eles a vida de um palestino vale menos que a de um israelita. Como diz o Papa Francisco, nessa guerra todos são perdedores.
Paulo Sérgio

Anônimo disse...

Lendo a crítica do futebolista, fiquei boquiaberto com tamanha aberração. Penso que o nosso mundo é tão grande que cabe judeus e palestinos, sem terrorismo de um lado ou de outro. A humanidade carece de paz.
Marcos G. Soares

Anônimo disse...

As vezes me pergunto de onde saíram tantos seres perversos. Em que trevas se escondiam?
E aí vem a resposta: eles sempre estiverem aqui, só faltava alguém para representá-los. Agora não falta mais. Mugem nas redes sociais, cegos pelo ego, ódio e ressentimento. São os arianos, os seres superiores acima de tudo e de todos, “gente do bem”, usando a religião como estratégia enganosa e perversa para arrebanhar seus iguais.

"Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos;(Primeira Epístola de João, cap. 2, verso 19). Essa Carta versa sobre os anticristos.

Anônimo disse...

É isso aí, Xará!
Nesse conflito de interesses tão radicais é difícil conseguir um respeito mútuo e pacífico. A corda é puxada pra lá e pra cá.
Alí, só um organismo internacional de autoridade moral reconhecida poderá a essa altura determinar possibilidades e limites para os atores do jogo.
Deus nos ilumine e proteja seus filhos!
Que Cain e Abel consigam viver e conviver com respeito e dignidade!
Etevaldo Britto Dias

Anônimo disse...

Etelvaldo, que brigaiada é essa por um texto tão bem escrito, explicativo, explícito, esperançoso... como o seu.
Bem se vê que tem comentário de gado bolsominion... que dá opinião sem sequer conhecer HISTÓRIA.
Eu tenho muitaaaaaa preguiçaaaaaaa de bolsominion.
Márcia

Anônimo disse...

A condenada empreitada do Hamas foi uma reação a décadas de bloqueio e isolamento dos territórios ilegalmente ocupados, ao assassinato de milhares de civis, ao encarceramento em massa de palestinos, a uma segregação violenta e humilhante, e não me falem de reféns com o Hamas, pois as crianças palestinas são reféns de Israel desde que nasceram. Milhares de civis, entre elas crianças e mulheres estão sendo trituradas, limpeza étinica, ratos dos USA e Europa apoiam o sionismo para continuidade da matança. Imaginem algum país bombardear Israel e matar 5.000 crianças, os ratos bolsonaristas iriam sentir né?
É preciso que a gente pare de atribuir loucura a quem é perverso, essa gente só precisou de um representante pra sair do armário e mostrar quem verdadeiramente são, lobos em capas de cordeiro, amestrados por medicamentos tarja preta. Falam agora dos palestinos com o mesmo conhecimento que têm da terra plana.... e o que o diabo bostonaro fez nos momentos mais dramáticos da COVID... imitou paciente com falta de ar, usou dinheiro público pra comprar cloroquina , desestimulou a vacinação e associou a vacinação ao vírus da Aids, um monstro. Bolsonarista usa a palavra terrorista contra o Hamas, enquanto seus comparsas bolsonaristas, tentaram explodir um caminhão tanque com uma bomba no aeroporto... Na véspera da posse do Lula esses terroristas bolsonaristas incendiaram ônibus no Distrito Federal... o que culminou na tentativa de golpe terrorista no dia 08 de janeiro, com atos sórdidos que demonstraram que não passam de escória humana. Os bolsonaristas evangélicos defendem Israel, demonstrando a lavagem cerebral que sofre, nem sabem que Jesus é Palestino e é considerado pelo judaísmo um impostor. Bolsonaro tirou das sombras e empoderou um tipo de gente detestável, sem empatia e respeito pelo próximo. Falsos cristãos, sociopatas, violadores dos direitos humanos, enfim, o que temos de pior na espécie humana.

Anônimo disse...

Eu só acho que os psiquiatras deveriam seguir seus pacientes bolsonaristas nas redes sociais pra ir ajustando a medicação 🤣🤣🤣🤣

Anônimo disse...

Como somos ignorantes sobre a real história do povo do Oriente Médio, desde os seus primórdios!
Que avalanche de besterol, My God!

Anônimo disse...

Ora, ora! Conta pra nós qual a história que vc conhece da Palestina e Israel, fiquei curioso!🤔

Anônimo disse...

Pior é que escreveu besterol ao invés de besteirol…. Nem o corretor ortográfico conseguiu ajustar o besteirol 🤣🤣🤣🤣 e devia ter escrito em inglês MY DOG , teria combinado mais contigo🤣🤣🤣

Anônimo disse...

Usei o termo informal...pra que gastar minha erudição? Bestera, sô!
Pode ter certeza de que não me informo através do consórcio militante, que jamais mostra a realidade dos fatos! Seja mais curioso e procure você mesmo novas fontes!!!!
Parece que o prezado anônimo se esqueceu das barbáries do dia 7 de outubro... quem iniciou a guerra... quem é o Hamas... a morte de jovens, crianças, famílias destruídas, estupros e sequestros...

Anônimo disse...

“Reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelo governo dos Estados Unidos reacendeu conflito há anos atrás. Os judeus sofreram demais na Segunda Guerra Mundial. O extermínio e o genocídio do povo judeu foi algo realmente absurdo. Mas a solução para esse povo que almejava um território foi também a criação de uma catástrofe para um outro povo que já ocupava quase 90% daquele região. Foi uma solução européia para um problema regional” texto do Professor Danny Zahreddine, do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas
NOTÍCIA DE HOJE:
A rede britânica BBC desmentiu as informações veiculadas pelo exército de Israel de que o Hospital Al-Shifa serviria como base operacional do Hamas. Durante a edição de ontem do programa BBC News At Six, o jornalista Ros Atkins explicitou diversas manipulações e contradições na narrativa do exército israelense. Via @GeopolPt / vídeo na reportagem/ https://x.com/historia_pensar/status/1725558116991816094?s=48

É isso! Mentiras, fake news, manipulação e matança, do jeito que os bolsominions gostam, por isso tantos adeptos à trituração da população palestina, que vive sob-julgo de Israel… a humilhação, miséria e depressão por muitos anos! E os ignorantes dos zaps de fake da tia, insistem em continuar como papagaios! São incapazes de ler ou ouvir um professor de história de renome para compreenderem a história dessa região que foi visitada por Heródoto por volta de 450 a.C. e é em seus escritos que encontramos pela primeira vez o nome Síria Palestina. O gado vai continuar pastando na terra plana, enquanto o bolsonarismo perverso das fake news persistir!

Anônimo disse...

Ok! Fui vencido pelo cansaço. Aliás, a brincadeira não me agregou nada! Para por fim à minha participação nesse "debate" , sugiro ao último anônimo ler escritos de Rodrigo Silva -filósofo, teólogo e arqueólogo , professor, palestrante - e prof. Rock - cientista político, especialista em geopolitica.internacional - , ambos com formaçao acadêmica no exterior ,entre outros , para enriquecer os seus conhecimentos sobre o Oriente Médio, assunto em questão, e arejar mais sua cabeça.
Quero concluir, dizendo: com terrorista e esquerdopata não se tem diálogo. De esquerda suponho que você é, mas, apoiador de grupo terrorista como o Hamas é uma pena! Fui!!!

Anônimo disse...

Então a história que a pessoa conhece sobre Israel e Palestina é um minúsculo fragmento do Hamas se rebelando, que chamaram de terrorismo😩 Mas esconde 75 anos de terror (terrorismo) de Israel sobre o povo palestino. Isso me lembra bem dessa gente, espalhando a notícia que o inelegível criminoso das jóias e rachadonas, foi quem fez a obra da transposição do Rio São Francisco ( 87% Lula e Dilma , 8% Temer e 5% o inelegível). Falam o que sabem mas não sabem o que falam, mas sabem que são mentirosos contumazes.
No dia 09/11/2023 houve um ATO NA USP denunciando o genocídio em Gaza, onde crianças são assassinadas a cada dez minutos. Segue uma das falas dos professores:
“Desde a fundação do Estado de Israel, em 1948, os sionistas avançam com violência sobre os árabes que ali moravam. Ano após ano, em uma expulsão misturada com genocídio que é conhecida por palestinos como Nakba. Agora, o último território autônomo, a Faixa de Gaza, está prestes a sucumbir a Israel após uma investida sanguinária. Para isso, Israel sequer segue leis e tratados internacionais. Comete, diariamente, crimes de guerra, como uso de armas proibidas, particularmente o fósforo branco, e o bombardeio de hospitais.
“Deixo o apelo para que façam das passeatas, das redes sociais, atos de solidariedade. Falamos de crianças morrendo queimadas. Mulheres, mães enterrando filhos que gritam que eles não comem. Se as pessoas não conseguem ver o que acontece, é falta de informação ou falta de misericórdia, de coração. Precisamos lidar com a realidade que tenta silenciar docentes, nossas ações”, disse a professora Francirosy Campos Barbosa, que é muçulmana.
Minha opinião: Israel nunca respeitou ou cumpriu as leis e os direitos humanos (segurou 34 brasileiros quase causando um conflito diplomático). O terrorismo do Hamas é uma resposta por 75 anos de terror que Israel causa ao povo palestino, legítimos donos das terras que continuamente Israel invade. Já assassinaram 10.000 pessoas, 5.000 eram crianças, e isso está sendo naturalizado nesse conflito, e até quando vamos aceitar essa DESUMANIZAÇÃO por parte de evangélicos e bolsonaristas? Dois milhões e quinhentas mil pessoas estão sendo expulsas de sua própria terra, sem corredor humanitário, e Israel bombardeando hospitais para impedir socorro! A função das universidades é fazer a sociedade PENSAR, SABER o que não quer SABER. É trazer de volta conhecimento integral dos fatos e não fragmentos que interessam a grupelhos sem afeto e a favor de ditadores e desumanização da sociedade. A PAZ precisa de leis, leis que Israel nunca cumpriu, A PAZ precisa de afeto a qualquer ser vivo! Que a luz maior tenha piedade de nós!

Anônimo disse...

Quer dizer que a fonte de informação da pessoa é o PASTOR Rodrigo Silva, da IGREJA ADVENTISTA, consultor da RECORD (Edir Macedo) , e visita o templo de Salomão para dar mais credibilidade aos seus programas televisivos onde tenta provar suas teses de fé e não da ciência. Fundamentalista que se aproveita das redes sociais pra um desserviço à sociedade... são os mesmos que sustentaram que as vacinas não eram confiáveis, o que acarretou milhares de internamentos sofridos e sucessivas mortes.
Rodrigo Silva pastor, é uma FRAUDE, segundo a historiadora Juliana Cavalcanti, doutora em história cristã. Um cavalo de troia do fundamentalismo, pessoa formada com objetivo de dar credibilidade à bíblia, com sua pseudo-história. Diz que tem comprovação científica dos milagres de Jesus, e desconhece que a ciência trata de questões físicas e não metafísicas, e nunca mostrou um documento dos quais ele diz que os milagres foram comprovados cientificamente, um engodo pra mentes de 2a mão, para eternos seguidores que não saem da caverna. Igrejas evangélicas virando FONTE DE INFORMAÇÃO, sim, essas que pedem um mês de aluguel pra vc conseguir comprar sua casa, que tiram o pão dos filhos dos pobres pra virar dízimo, que tiveram como representante no governo do inelegível, o PASTOR MILTON RIBEIRO, preso por por repassar verba para os pastores amigos do presidente e igrejas evangélicas, corrupção por tráfico de influência e corrupção com recursos públicos do FNDE. Sim, a fonte da criatura é o PASTOR RODRIGO SILVA, da igreja de origem americana, que coloca os fanáticos do quintal da republiqueta tupiniquim pra ler ELLEN WHITE! Igreja essa que já teve pastor Célio fazendo saudação nazista, e outro integrante dizendo no culto: "NEM HITLER EM TODA A SUA GLÓRIA!" Igraja que os pastores que advogam algumas doutrinas como A DESTRUIÇÃO FINAL DOS ÍMPIOS (ódio e morte), o que não é aceita por outras igrejas cristãs. Ora, ora, como uma mente SEGUIDORA pode tirar essa coleira de si mesma? Como poderá não ser mais uma mente de segunda mão?

Postar um comentário