OLHA O JABUTI AÍ, MINHA GENTE!


“Por onde se empurra este país para

 levá-lo para a frente?” (Mafalda)


         No jargão legislativo, “jabuti” é um artifício que os parlamentares usam ao inserir, de forma sorrateira, em uma proposta legislativa (com tramitação mais rápida e com prazo para ser votada) um tema de seu interesse, mas que não apresenta relação com o texto original.

Jabutis também aparecem em outras configurações. Por exemplo, temos o caso da guerra travada entre gregos e troianos, que durou cerca de dez anos e, segundo relatos e mitologia, aconteceu entre 1194 e 1184 a.C., data utilizada pelo poeta grego Homero, em suas Ilíada e Odisseia. O jabuti em questão foi um enorme cavalo de madeira, conhecido como Cavalo de Troia, que foi presenteado pelos gregos aos troianos e onde ficaram escondidos soldados. Quando o cavalo foi levado para dentro de Troia, os gregos ocultos saíram à noite, permitindo a invasão e conquista da cidade, localizada na atual Turquia.

Em se tratando de Informática, um vírus “cavalo de Troia” opera de forma semelhante ao homônimo da antiga história grega - ele se oculta em programas aparentemente inofensivos ou tenta induzir você a baixá-lo. Segundo entendidos, “cavalo de Troia” é um tipo de malware que, frequentemente, está disfarçado de software legítimo. Em geral, os usuários são enganados por alguma forma de engenharia social para carregar e executar “cavalos de Troia” em seus sistemas. Uma vez ativados, os “cavalos de Troia” permitem que os criminosos o espionem, roubem seus dados confidenciais e obtenham acesso ao seu sistema pela porta de fundo.

Os “cavalos de Troia” estão muito disseminados na sociedade. Eles aparecem como embalagens atraentes e agradáveis a esconder coisas perigosas. Assim agem aqueles pastores e líderes religiosos, que usam da religião para atender seus interesses, explorando a ingenuidade dos crédulos. Assim fez aquele político profissional, espalhando aos quatro ventos que Deus estava acima de tudo, que a pátria estava acima de todos, que ele era um exemplo de pessoa do bem, com sua honestidade, moralidade e amor à família. Quando lhe caiu a máscara, as pessoas puderam ver (as que queriam enxergar) que se tratava de um enganador, um mentiroso deslavado, que só explorava o nome de Deus, não estava nem aí para a pátria e cuja honestidade não resistia ao brilho de uma simples joia.

Pelo que se depreende do que dissemos, “jabuti” e “cavalo de Troia” são expressões diferentes, mas que designam o mesmo conceito: referem-se um artifício astuto, um ardil para enganar o outro e conseguir aquilo que se deseja.

Um lugar que está infestado de jabutis é a imprensa. Ali, eles são usados à rodo em artigos e reportagens, tentando dar um tom de seriedade aos argumentos.

Assim é que causa espanto um artigo do portal G1, canal de notícias da Globo. Dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quinta-feira (27/06) a lei que estabelece a cobrança do imposto de importação para compras internacionais de até 50 dólares, o repórter Guilherme Mazui, sutilmente, anexa este jabuti ao texto: “A introdução dessa cobrança foi negociada entre o Congresso (que não queria aumentar a carga tributária) (grifo meu) e a área econômica do governo (que tenta elevar a arrecadação). A taxação das compras internacionais foi incluída em um projeto, também do governo, que tratava de outro tema: o incentivo à produção de veículos sustentáveis”.

Ora, ora. De acordo com o repórter, o Congresso não queria taxar nada, Arthur Lira nem chamou tal cobrança de “taxa das blusinhas”. É essa a ideia que quer passar: um Congresso bonzinho e um governo de homens maus e exploradores. Olha o jabuti aí, minha gente!

Por esses dias, um amigo de WhatsApp me repassou um vídeo, a propósito da decisão do Supremo liberando o uso da maconha para consumo individual. Nele, um suposto grupo de estudantes da Universidade Federal do Pará participa de uma brincadeira, aspirando a fumaça de um soprador de folhas. E o vídeo traz escrito: “Liberou geral. Agora que o Brasil vai ficar nas mãos dos traficantes e zumbis atormentando a população. Faz o LLLLLL...”. Está vendo o jabuti aí? O vídeo é antigo e circula na Internet desde 2013. Nele, ouvimos pessoas falando em inglês e espanhol – e não em português.

Pensando bem, podemos observar que certos indivíduos, de tanto usarem jabutis, se tornam, eles mesmas, jabutis. Jesus, nos Evangelhos, os chama de sepulcros caiados, lobos em pele de cordeiros.

Falando em lobo, vejo claro que o Brasil anda escorregando em moralidade por causa da maneira com que os “lobos” daqui são tratados. Em vez de firmeza e justiça, são tratados com condescendência.  Daí, a matilha aumenta cada vez mais, tornando difícil responder à pergunta de Mafalda, feita lá no comecinho do texto: está cada vez mais difícil encontrar um jeito de empurrar esse país para a frente. O número daqueles empenhados em empurrar o Brasil para trás e jogá-lo num buraco é assustador. De forma geral, temos o Congresso, a Faria Lima (com seus banqueiros e empresários) e a Imprensa – como seu porta-voz, as Igrejas com seus pastores e padres, sem contar as forças de segurança e as “tias” do WhatsApp. Diante dessa espécie de gente, vale lembrar o que disse Victor Hugo:

“A compaixão nem sempre é uma virtude. Quem poupa o lobo, condena à morte as ovelhas”.

Etelvaldo Vieira de Melo

12 comentários:

Anônimo disse...

👏👏👏👏 EXATO!

Anônimo disse...

Acho que em 2018 o Brasil foi surpreendido com um combo completo de aberrações. O jumento de Troia😅 (imbrochável), conseguiu varrer pra dentro da estrutura, todo o lixo que encontrou pelo caminho. O lixo precisava de um representante à sua altura, pra falar e fazer muita m3rd@, e liberou geral tudo que estava escondido debaixo da capinha de ovelha! Enfim o lixo assumiu a imagem de lobo, pensando ser mais digno, e se laçou na atmosfera com toda sua crueldade enrustida. E olha que esse lobo, em sua maioria, está medicado com tarja preta.
Não vejo diferença desses lobos com a turma do Hitler. Parece que se utilizam do mesmo artifício: “tem que matar os comunistas”.
Hitler disse, no seu livro “Minha luta”, que o anti-marxismo era, para ele, inseparável do antissemitismo e que ambos eram o motivo fundante do nazismo. O anti-petismo foi copiado daí! E não vão parar, o fascismo já está impregnado nesses lobos bestiais. Se não nos mobilizarmos pra dissolvermos essa extrema direita, viveremos um tempo tenebroso, como foi aquele pra acabar com Hitler, de muita dor, muito sangue e injustiças.
Os lobos são aqueles que doaram R$ 17 milhões para o Bozo e são a favor de multar em R$ 17 mil quem doar comida para quem está passando fome… agora querem tirar a carne da cesta básica e tentam reduzir imposto de arma de fogo… todo dia uma de terror no congresso bolsonazi!
🎶Porque vcs não sabem🎶…. 🎵do lixo ocidental! 🎵

Anônimo disse...

Mas ainda podemos festejar!
A esquerda vence na França!♥️
E venceu semana passada na Inglaterra!♥️
Podemos respirar… Ainda…

Anônimo disse...

Para o segundo anônimo :
Dentre tanta bobagem dita, duas coisinhas, só pra contrariar: 1 - O lulinha disse , recentemente, para sua plateia que ele tinha tesão de 20 anos e que a esbanja era testemunha kkkk . Ele não quer perder pro imbrochável... 2 - É bom lembrar que o presidente do congresso, dito bolsonazi, é o amigo desse desgoverno e do cabeça de ovo, a saber, o bundão do pachecu .
Uma para o blogueiro: o lulinha disse que nenhum presidente jamais ganhou tanto presente como ele. Foram 13 containers ... será que todos continham só presentes de uso pessoal?

Anônimo disse...

Responde ANÔNIMO 2:
Percebo na sua fala uma ironia ácida, seguida de relevante risada cínica! O cinismo é prática de quem acredita que vive uma vida superior e nunca se envergonha de ser desmarcado!
Além disso, você está confundindo Habeas Corpus com Corpus Christi nessa comparação. O idoso apontou pra sua esposa ao falar de seu tesão ( digno e justo), enquanto o imbrochável somente apontou pra prática de zoofilia e menininhas venezuelanas ( pedofilia) (indigno e sujo). Não sei qual é o seu caso, se você é fanático ou desinformado, pra fazer tal comparação!
"Entre o que se diz e o que se ouve, há um mundo. Ou, talvez, um muro"
Jacques Lacan

Anônimo disse...

*** desmascarado

Anônimo disse...

Mais um detalhe: o lulinha, tesudo de 20 anos, teme ser comparado ao biden, nas crises de senilidade. A situação do lulinha se agrava porque é somada à marvada da pinga...
Outra observação para os bem informados: o lulinha, em fala igualmente para sua plateia, mas que reverbera como rastilho de pólvora, falou um palavrão: bun- -
Pasmem!!!

Anônimo disse...

Tua linguagem é chula, de baixo calão!
A marvada pinga te incomoda? E os 39 quilos de cocaína no avião do Bozo, não né!? Te entendi! 🤔
O lulinha falou 1 palavrão? Tá tentando compará-lo ao seu Messias que tem a linguagem completa de palavrões?
Mas na reverberação, quem conseguiu transformar idiotas qualificados em um determinado assunto, (que não conseguem perceber ou acessar a correlação entre diferentes campos do pensamento), numa gadificação histórica, sistemática e dolosa, foi seu Messias. Bozo transformou pessoas, com formação, em centenas de papagaios idênticos na repetição das mesmas frases ou Fake News, como semi-mortos treinados, naturalizando o que deveria ser inaceitável!
Arapongagem, espionagem criminosa , pra atacar a liberdade individual dos cidadãos do nosso país, deflagrada hoje pela PF contra seu Messias, não te incomoda né!?
Não passarão!

Anônimo disse...

Já que o blogueiro não respondeu ao bolsominion, mal informado, sobre os presentes que o Lula recebeu, saiu hoje nas redes mais uma pérola da quadrilha desorganizada, que pode responder à pergunta dele.
Nas conversas interceptadas pela PF, no áudio que o Ramage gravou, o assessor do Bozo disse : "Capitão, em reserva, fui atrás dos objetos do Lula. Não sei como ele fez isso. Mas ele devolveu os que ele incorporou ao acervo pessoal e pagou ao TCU pelos objetos que não foram encontrados. Uns 11 mil reais mais ou menos", disse o assessor

Anônimo disse...

É verdade? Que honestidade do larápio...

Anônimo disse...

Quanta mentira, besteira, my God! Minha linguagem è chula... Estou falando de um estadista, chamado lulinha... Eu pensaba que era somente o EX-PRESIDENTE que falava palavras inadecuadas... Paulo que dá em Francisco, deve também dar em Chico, né?

Anônimo disse...

Há um bom lugar pra tu conseguires a resposta.
UM LUGAR CHAMADO DIVÃ!

Postar um comentário