LAVA JATO: SIM OU NÃO?

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ecebi uma consulta técnica, querendo saber se é acertado fazer limpeza de carro usando do chamado Lava Jato.
            Antes de dizer se é bom ou deixa de sê-lo, uma pergunta para o consulente: qual a marca e o ano de fabricação do carro? Se for uma Ferrari, um Porsche, uma Lamborghini... nem pensar em Lava Jato! Agora, se for uma Brasília amarela, que até saiu de linha... É preciso considerar também o valor sentimental do veículo. Eu, por exemplo, tenho um fusquinha que é tratado a pão de ló.
            Lava Jato é, como a expressão mesma diz, uma lavagem rápida, direcionada e que cuida de tirar a sujeira grossa e aparente, os pontos sujos (pts sujos: escrita abreviada, para economizar tinta), aqueles que “saltam aos olhos”. Entretanto, se for um lava jato que utiliza daquela escovação automática, onde se aperta um botão e tudo se resolve, há o risco de ficarem arranhões na lataria, tudo dependendo do grau de sujeira do veículo. Além disso, aqueles sujos mais entranhados, além dos pts sujos, não serão removidos, pois há casos em que é necessário o uso de desengripantes (aqui, não se trata de medicamento para gripe, mas óleo antiferrugem).
            Sem dúvida, um Lava Jato tem a vantagem de deixar, parece, todo mundo com as Mãos Limpas. Falam que a técnica foi importada da Itália. No entanto, também parece que lá ela não foi bem aceita, não. Preferiram continuar usando outras espécies de lavagem. Além disso, não dá pra deixar todo mundo com a mão limpa, isso é uma ilusão de óptica.
            Eu, particularmente, não gosto de usar um lava jato; prefiro lavagem manual, com limpeza de estofados e bancos, uma graxa passada nas rodas e silicone nos painéis: em resumo, uma limpeza completa, com direito a serviço de lanternagem e pintura, se for o caso, uma maquiagem perfeita, mais um aromatizante de veículo - para deixá-lo com cheiro de carro novo. Isso não quer dizer que eu seja contra o Lava Jato. Não, em absoluto. O Lava Jato atende perfeitamente, até hoje, ao objetivo de sua invenção: o de remover a sujeira grossa, acabar de vez com os pts sujos. Isso é muito bom e importante. Agora, é preciso levar em conta outras sujeiras, mais entranhadas, e que, se não forem desfeitas, irão corroer as latarias dos carros. Elas requerem outro tipo de limpeza, e não vai ser um Lava Jato quem vai dar conta disso. Além do mais, você, tendo uma BMW, iria querer que ela fosse limpa num Lava Jato?
            Agora, tudo bem se o que se pretende é tão somente tirar aqueles pts sujos, aquela sujeira grossa, deixando a fina e a escondida debaixo do tapete. O que não condiz com a verdade, mesmo aquela juramentada em tribunal, seja superior ou inferior, é dizer que se está fazendo uma limpeza decente, coisa que não acontece. Você vai ver: daí a uns tempos, a ferrugem estará comendo o carro todo, a lataria ficando toda podre.
            Quando você utiliza de um serviço de Lava Jato, está fazendo o que chamam de “meia boca”, quer dizer, não é nada completo, é só mesmo um “quebra-galho”. E tudo bem se você é um sujeito que gosta de quebra-galho, se o que você quer é tão somente tirar aquela sujeira grossa, aqueles pts sujos. Eu, particularmente, sou de tratar um carro com toda consideração e respeito; pra mim, uma limpeza tem que ser completa e total.
            Você pode alegar que uma limpeza de Lava Jato sai mais barato. Eu, particularmente, acho que existem baratos que se tornam caros. Os futuros remendos que o digam.
            PS: Se você gostou de minhas dicas, não deixe de clicar no adicionar +. Numa próxima postagem, estaremos falando sobre como economizar muito dinheiro, sem que seu padrão de vida seja afetado. Aguarde e até.
Etelvaldo Vieira de Melo 



  

1 comentários:

mgracarios@gmail.com disse...

Caro Etelvaldo.
Sua crônica está ótima e muito engraçada.
Fátima.

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