VALE A PENA LER DE NOVO: A NAU DOS INSENSATOS (FN 26 – INVENTOS & LEITURAS)

Imagem: Pinterest



 

Aquela cidade, quando se sentiu ameaçada

Colocou guarda por toda murada

Para evitar surpresa e cuidar da defesa.

 

Quando algo é visto ao longe, o alarme dispara e anuncia:

O que será? Todos a postos! Alerta geral!

Falam os afoitos: - Trata-se de ameaçadora nau!

Quem sabe, uma poderosa esquadra de infantaria!

 

Em meio à discussão, o medo começa a se acalmar

Até que uma onda atira na praia o objeto fatal:

Uma velha canoa nas águas a boiar!

 

Moral:

Assim é tudo na vida, como uma fantasia, uma ilusão

Assim é o perigo, a desgraça, o prazer, a felicidade, o sonhar:

De longe é uma coisa, de perto não é nada, não!

 

Etelvaldo Vieira de Melo

3 comentários:

Anônimo disse...

Sim….
Mas…. Existe além do medo, a consciência do que ainda não tem nome….
A ameaça -ainda- sem nome
Nos anos 1930, o mundo tremia ao ouvir falar do Comintern, a Internacional Comunista. Hoje, sem nome, há uma Internacional da Extrema Direita, e o mundo ainda não se to-cou. Ela já detém o governo na Itá-lia, Polônia, Hungria e Holanda. Integra ou apoia o governo na Finlân-dia, Suécia e Grécia. Cresce a galope na França. Chegou perto nas eleições em Portugal e Espanha. Pândega ou trágica, venceu na Argentina. Promove o terror na Alemanha, no Canadá e na Nova Zelândia. E os EUA podem ter Trump de volta.
No Brasil, Bolsonaro tem processos e acusações suficientes para en-jaulá-lo por 500 anos. Isso ainda não aconteceu porque a Justiça tem de seguir o seu curso "normal" —em-bora se trate de um anormal que, vitorioso na eleição ou no golpe, implantaria uma ditadura que nos faria sentir saudade dos militares. Daí, Bolsonaro continua à solta, arrotando ameaças e pautando a imprensa.
A extrema direita tem uma receita universal. Populismo, naciona-lismo, discurso moral e religioso.
Xenofobia, repúdio a imigrantes e racismo. Desprezo pelos partidos e pregação da antipolítica. Domesticação ou fechamento do Judiciá-rio. População armada. Antilibe-ralismo. Negacionismo. Rejeição às teses identitárias e rancor contra artistas e intelectuais. E, com o apoio de seus zumbis nas redes so-ciais, disseminação de fake news, discurso de ódio com ameaças físicas e inversão de conceitos — falam de "liberdade", "democracia" e “eleições limpas" e, quando no po-der, esses valores são os primeiros a ser cancelados.
Elon Musk, o Führer das plataformas digitais, encarna esse programa.
Seu desacato ao Brasil poderia ter sido ditado por Bolsonaro. Mais cedo do que pensamos, o mundo pagará caro por essa tecnologia sem pátria e sem freios.
O Comintern fracassou em tudo e acabou em 1943. A Internacional da Extrema Direita apenas começou e, aos poucos, vai ganhando todas. (Ruy Castro)

Anônimo disse...

Dizem que quando os portugueses invadiram o Brasil, os índios não conseguiam ver as caravelas. Parece que o nosso cérebro só utiliza as referências que temos para CRIAR a nossa realidade. Também ao traduzir um fato, o nosso cérebro só utiliza e atribui significados, de acordo com a nossa conveniência, medos, esperanças etc. Vivemos hoje numa possibilidade de destruir o mundo em função de diferentes percepções de realidades... e não há perspectiva de se atenuar. O extremismo está se agravando e ganhando corpo, porque são VISÕES autocentradas, limitadas e parciais... e chegou ao Brasil mais rápido que esperávamos. O sentimento de fraternidade se esfacelou, é ódio puro e apoio a qualquer tipo de tirania ou discurso de ódio. Ainda temos a novidade que chamam de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, que de inteligência não tem nada, porque ela reproduz o pensamento que é LIMITADO. A palavra inteligência foi prostituída, e a IA não passa de acesso rápido de dados em arquivos. Como podem dar o nome de inteligência ao que não é capaz de ter PERCEPÇÃO, INTUIÇÃO, COMPAIXÃO e INSIGHT (inteligência ILIMITADA). Consegue VER o risco para o planeta, dos novos seguidores da IA? Um povo imbecilizado, que não consegue VER NEM O QUE É fake news, muito menos o que é verdade! VEJA o RISCO REAL de manipulação em que a costumeira mente de 2a mão vai se submeter! Só espero que as pessoas VEJAM o que a IA reproduzirá.... o pensamento subjetivo de alguém.
("Tristes tempos estes, meus caros, quando a toda hora nós somos obrigados a defender o óbvio! Bertold Brecht")

Anônimo disse...

Um poema com várias dimensões. Entre outras, destaco o aspecto subjetivo. Somos sempre convidados a educar o olhar.
Mauro Passos

Postar um comentário