VALE A PENA LER DE NOVO: O JABUTI E A COISA (FN 13 - INVENTOS & LEITURAS)

 
Imagem: Vecteezy

Andava um jabuti tranquilo e sorridente, balançando sua cabecinha de lá para cá, quando deparou não com uma pedra no meio do caminho, mas algo parecido com uma maçã. Como gostava de jogar bola, enquanto tomava distância, falou:

- E lá vai o cágado pela direita. Estica para o jabuti, que se prepara e atira!

Enquanto chutava o objeto, gritou:

- É gol! Gooolll do jabuti!

Rolando, o objeto parecia ter dobrado o tamanho. O jabuti se aproximou lentamente, mesmo para os padrões de um jabuti. Cauteloso, pegou um pedaço de pau e deu uma porretada na coisa:

- Plam!

A coisa dobrou de tamanho.

O jabuti, assustado, desandou a dar porretadas:

- Plam! Plam! Plam!

A cada cacetada, a coisa dobrava de tamanho.

Foi quando uma coruja falou, lá da copa de uma árvore:

- Alto lá, jabuti! Se continuar a bater desse jeito, a coisa vai tomar todo o caminho. Se não mexer com ela, vai continuar como era no início.

Moral: Quando deixada em paz, a discórdia não prospera. Quando provocada, ela aumenta e se torna incontrolável.

Este é um dos principais problemas da Internet e suas Redes Sociais. Em nome da liberdade de expressão, muitos só cuidam de espalhar a discórdia, pois é através da discórdia que eles crescem e têm vez, seduzindo aqueles desprovidos de consciência e senso crítico.

Etelvaldo Vieira de Melo


4 comentários:

Anônimo disse...

Exatamente, assim!

Anônimo disse...

A Teologia do Domínio foi desenvolvida nos Estados Unidos e, como aconteceu com a maior parte das denominações neopentecostais, o que é desenvolvido lá chega ao Brasil.
A Frente Parlamentar Evangélica não passava de 50 deputados e hoje são quase 140.
Houve também uma eleição para o Conselho Tutelar, que elegeu a maioria dos conselheiros evangélicos… há secretarias municipais de educação em que o secretário e os diretores são evangélicos, estão ocupando todos os espaços. Sabe o nome da coisa? TEOLOGIA DO DOMÍNIO! Leia Projeto de Poder, esse livro do Edir Macedo fala que Deus é um político, um estadista, um gestor da coisa universal. Sim, a igreja universal iniciou a ilusão do povo com Jesus que agora foi trocado por David… não é o jovem Davi que derrota a força bruta de Golias. É o Davi rei, cujo símbolo, a Estrela de Davi - dois triângulos, um invertido, ambos superpostos, que hoje está na bandeira de Israel e que se tornou o símbolo do bolsonarismo no Brasil… O Davi que interessa à Teologia do Domínio é o Davi, senhor das “armas”. O pregador de Malafaia, no trio elétrico no dia 25 , chama o Bozo assim: “Porque Deus permitiu que Golias fosse enfrentado por Davi. E agora eu chamo o mito Jair Messias Bolsonaro”.
Freud descreve para nós essa mistura de erro e ilusão, e como a ilusão, quando compartilhada por muita gente, via redes, por exemplo, se transforma em realidade política, que é o que vivemos no Brasil e em outros lugares. O kit gay denunciado por Bolsonaro nunca existiu, mas milhões votaram nele por acreditar que existia. Os elementos internos da midiosfera extremista são um ecossistema de desinformação deliberada. Quando uma teoria conspiratória ganha voz como: Legitimidade das urnas, código fonte que ninguém conhece. Essas mentiras fazem de imediato cortes que circulam vertiginosamente nas redes sociais, nos aplicativos e, sobretudo, nas correntes do WhatsApp. Pediram socorro aos alienígenas e rezaram pra um pneu, e a terra redonda virou plana… e isso é o que existe pra muitos.
A outra coisa é o Elon Musk que sugeriu que o ministro A. Moraes libertou o Lula para que o Lula fosse presidente. Porém, na votação da prisão em segunda instância, Moraes votou favoravelmente à prisão após a segunda instância. Portanto, se dependesse do Moraes, o Lula não seria presidente hoje. Elon Musk precisa ser processado por calúnia. É PRECISO REAGIR!
Na última página do livro de Edir Macedo: “Somos hoje 40 milhões de evangélicos. Seria uma lástima desperdiçar esse potencial.” Que potencial? A eleição de 2018 mostrou.
Finalizo com uma visão Freudiana: a base da manipulação é a mistura “Erro + ilusão”… e portanto a extrema direita precisa manter o tempo todo a sociedade em assédio, colonizando o imaginário de forma a produzir o caos cognitivo.
PRECISAMOS REAGIR amigo, se não reagirmos, em poucos anos não teremos democracia no mundo!

Anônimo disse...

A extrema direita se utiliza da falta de cognição de certos grupos, jogam afirmativas falsas porque sabem que não haverá pesquisa sobre a veracidade…. Transformam espuma em tsunami…. e a imbecilidade reproduz e gosta🤭

Anônimo disse...

Um demógrafo, José Eustáquio Diniz, fez um estudo do voto em 2018 de acordo com a religião ou a ausência de religião. Descobriu que, entre os católicos, Bolsonaro venceu com aproximadamente 500 mil votos a mais. Entre os ateus agnósticos e praticantes de religiões de matriz africana, Haddad venceu com um milhão de votos à frente. Entre os evangélicos, Bolsonaro obteve 23 milhões de votos e o Haddad, 10 milhões. É a diferença do segundo turno. Em 2018, pela primeira vez, o voto evangélico, nessa acepção mais ampla, venceu uma eleição.... 🤢

Postar um comentário