CALHAUS BLOGUÉTICOS: VOLUME 1 (EM NOME DA MENTIRA)

 


Segundo o Nano Dicionário Eleutério (primo pobre do Mini Dicionário Aurélio), calhaus são aqueles textos curtos enxertados entre as matérias dos jornais impressos, com o objetivo de não deixar espaços vazios. Vulgarmente, também significa “encher linguiça”, conversa fiada, o que os pernambucanos chamam de potoca.



Sendo o blog um veículo jornalístico, é natural que ele tenha seus calhaus, atendendo às necessidades do blogueiro, especialmente quando a inspiração anda curta e ele se vê exprimido, comprimido e impelido a publicar alguma coisa. Como você mesmo poderá observar, muitos calhaus se constituem verdadeiras pérolas, tipo perfume francês, preciosidades em pequenas embalagens.

Parodiando Fernando Pessoa

O presidente é um fingidor demente

E ao fingir só mente

Mente, mente, tanto mente

Que chega a sentir que é mentira

A mentira que deveras sente.

Expressão Absurda, Desconexa

Alguém dizer: “Taí o Bolsonaro que não me deixa mentir”. 


FAKE NEWS: ORIGENS

Os fins justificam os meios, arrotava a Lava Jato. E todo mundo aplaudia. Mas ninguém se dá conta de que quem aprendeu bem a lição foi Bolsonaro e seus seguidores: desandaram a espalhar mentiras, com o objetivo de alcançar seus propósitos. Tudo dentro daquele princípio defendido por Sérgio Moro e Companhia de que, para se chegar a determinado fim, tudo é permitido. Palmas para a Lava Jato, que ela merece.

Analogia Bíblica

[para que até mesmo os ‘cristãos do bem’ entendam]

É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que Bolsonaro deixar de falar mentiras.

Analogia Futebolística

[para que os democratas do país ‘coloquem suas barbas de molho’]

É mais fácil o Cruzeiro retornar para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro do que Bolsonaro e Companhia deixarem de tentar um golpe em caso de derrota nas próximas eleições.

CITAÇÃO BÍBLICA

[para que o ‘cristão do bem’ se afaste de vez de Bolsonaro, convencendo-se de que aquela história de ‘Deus acima de tudo’ não passa de ‘conversa para 'boi dormir’, engabelação de trouxas]

Depois de dizer que Deus odeia a língua mentirosa (12:22; 6:16-19), o Livro dos Provérbios faz uma declaração especialmente endereçada a Bolsonaro, e que deveria ser colocada na parede de seu gabinete em Brasília: “Os lábios arrogantes não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante!” (Provérbios 17:7).

Algo Assustador

No início de seu mandato, Bolsonaro só sabia rir. Quando eu abria um jornal, lá estava Bolsonaro rindo. E pensava: - Esse cara só sabe rir? Depois, com o tempo, ele fechou a cara e começou a falar mentiras, uma atrás da outra. Depois, ainda não sei. O que sei: li uma citação de Stephen King, que me deixou deveras assustado (seria uma espécie de premonição?): “Primeiro vem as risadas, depois as mentiras. Por último o tiroteio”.

Concluindo

Você pode reclamar: - Mas Bolsonaro não fala nenhuma verdade? Não sei dizer: Como bem expressa Jacinto Benavente y Martinez, “Na boca do mentiroso, até a verdade é suspeita”.

E o que me levou a todo esse trabalho de ‘copia e cola’ foi ter esbarrado com esta citação de José Saramago, dizendo: "Quando um político mente destrói a base da democracia". Democrata e empenhado na defesa da verdade, bem sei como isso é difícil: “Uma mentira pode correr seis vezes pelo mundo antes que a verdade tenha tempo de vestir as calças” (Mark Twain).

É por tudo isso que estou com Olavo de Carvalho (amigo e guru de Jair Bolsonaro) e não abro, quando diz: “Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira”.

Etelvaldo Vieira de Melo

3 comentários:

Valeria disse...

Meu caro! Para que esse miliciano maligno fosse eleito, precisou de muito mau caráter pra fazer um trabalho sujo de apertar o número 17. Bandidos , mentirosos do diabo, tem muito nesse país, mas teve que atiçar os seguidores da mesma linhagem espiritual para elegê-lo🤷‍♀️

Anônimo disse...

Gostei muito, Engenhaldo!
Sandra.

Unknown disse...

Como senhor mesmo disse deve ter dado muito trabalho mas ficou ótimo. Como dizia um político mentiroso seu eu for eleito vou construir uma ponte nesta cidade. Aí seu assessor disse mas Dr. aqui não tem rio! Ele com a resposta ponta na ponta língua disse: nós trazemos o Rio para cá. Quanto ao meu cruzeiro vou dar uma de Político eu garanto que ele sobe em breve . Abçs Aloisio

Postar um comentário