CARTAS PARA THEO

 
Imagem: Pinterest



09/04/2025

Imagem: Freepik







Theo,

O assunto de hoje é Economia.

O Mercado Financeiro, que por qualquer mentirinha dá tremelique, começou a semana à beira de um colapso nervoso, com as Bolsas de Valores do mundo todo em queda vertiginosa, proporcionando prejuízos imensos para seus apostadores ricaços.

Imagem: Instagram


    Isso ocorreu por causa de um chamado “tarifaço”, uma sobretaxa de importação aplicada pelo governo dos Estados Unidos e que irá atingir mais de 180 países, seus parceiros comerciais. O presidente Trump alega que anda em desvantagem nos negócios, mais dando do que recebendo, e que chegou a hora de puxar a brasa para a sua sardinha, tudo em nome de uma tal reciprocidade (e que seria, na sua visão, como repartir um bolo na proporção de 5/1 - 1 para você, patinho, e 5 para mim, o leão). O resultado dessa ação pode ser uma recessão mundial com consequências imprevisíveis – avaliam analistas econômicos, essa categoria que mais acerta quando atua de profeta do acontecido.

Imagem: Pinterest


 
  - E eu com isso? – pode você perguntar, meu caro Theo.

Por nada, você pode sofrer algum tipo de consequência, já que o Brasil importa de quase tudo, brinquedos inclusive.

Por outro lado, você pode ver como o avanço científico em muitos aspectos não foi acompanhado por uma melhoria nas relações humanas. Assim, deixamos de ser pessoas e passamos a ser catalogados como indivíduos, rotulados por números, onde cada um vive fechado em si mesmo, pouco se incomodando com os outros, vendendo sua liberdade a troco de segurança.

Veja o caso da amizade. Hoje, onde o que vale é o jogo de aparências, está se tornando cada vez mais difícil construir uma verdadeira amizade, ela que exige atenção, cuidado, respeito. É por isso que as muitas naufragam diante de uma simples palavra mal compreendida, um simples gesto mal interpretado ou uma ação descuidada.



É isso aí, Theo. Por hoje é só. Quanto aos governantes, vamos torcer para que tomem juízo e trabalhem na construção da Paz, da Justiça e da Harmonia. Para você, desejo boas amizades, que elas lhe sirvam de apoio e estímulo na construção de sua felicidade; que ideias negativas não destruam aquilo que você tem como bom e verdadeiro.

Paz e Bem.

Seu avô.

Etelvaldo Vieira de Melo


0 comentários:

Postar um comentário