LOGÍSTICA PAZUELLANA PARA O ANO NOVO SER FELIZ



Na passagem de ano de 2020 para 2021, Eleutério estava na área externa da cozinha de casa assistindo, junto a Percilina Predillecta e Thor, ao espoucar dos fogos de artifício, que davam adeus ao ano velho e saudavam o ano novo. Os fogos foram poucos, já que não havia muito o que comemorar e as perspectivas para 2021 eram pouco animadoras. Percilina documentou o evento com fotos tiradas com seu smartphone recém-adquirido, enquanto Thor mascava raivosamente um osso sintético como forma de amenizar seu nervosismo diante do barulho e das imagens fantasmagóricas espalhadas pelo céu.

Por causa da pandemia, Eleutério lamentava ter sido obrigado a abrir mão de ir se hospedar no Capacabana Pallace, para assistir à tradicional queima de fogos na praia em frente. Seu desgosto era proporcional ao do jogador Neymar, duramente criticado por querer aglomerar com seus “parças” em sua mansão de Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

A passagem para 2022 foi encontrar Eleutério assistindo pela TV à sua série favorita. Tendo ele o hábito de usar um fone de ouvido, não se deu conta da passagem do tempo e, quando foi ver, o relógio já havia passado da meia-noite e os fogos já haviam cessado. Percilina disse que eles, os fogos, a exemplo do ano anterior, foram em número reduzido, não chegando a estressar o Thor, que ficou dispensado de tomar um comprimido de Rivotril.

Este ano, Eleutério também abriu mão de viajar para o Rio de Janeiro e se hospedar no Copacabana Pallace. Aliás, um de seus propósitos para o Ano Novo é justamente o de evitar, dentro do possível, passeios desse tipo. Assim, vai descartar viagens ate Dubai, Paris, Constantinopla, Sidney, Patagônia, Acapulco e até mesmo Disneylândia (neste caso, atendendo também a uma recomendação do ministro Paulo Guedes).

Por esses dias, o amigo DB Cristhaldo quis saber dele se havia jogado na Mega Sena da Virada. Conversa vai, conversa vem, e Cristhaldo confidenciou que, caso viesse a ganhar o prêmio, ia sumir no mundo.

- E ia deixar os amigos? – quis saber Eleutério.

- Ia, mas eles iriam saber que eu estava feliz.

- E a riqueza traz felicidade?

- Trazer não traz – ponderou DB, - mas compra. Conforme diz Millôr Fernandes, o dinheiro compra o cão, o canil e o abanar do rabo. Por isso, a riqueza é tudo, embora as pessoas ricas sejam, em regra, as mais chatas possíveis.

- Pois, então: caso ganhe na Mega Sena, ou você vai sumir ou vai se tornar um chato.

- Mas eu já estou treinando para me tornar um chato. Com sucesso.

- Cruz credo!  Mas, seguindo seu conselho, vou tentar ganhar no jogo de bicho. Se tirar uma bolada boa, vou comprar um caminhão.

- Pra quê? – quis saber DB.

- É que estão dizendo que este ano vai ser de muitas mudanças. Vou ficar rico fazendo fretes.

Os dois riram bastante, pois o sintoma de uma boa amizade é a sua capacidade de fazer os amigos rirem.

No mais, Eleutério gostou dessa ideia de correr em busca da tal felicidade. Sendo assim, ao ir dormir na madrugada do dia 1 de janeiro de 2022, traçou mentalmente esses projetos para o ano novo:

1 – Desacelerar o ímpeto de ficar rico;

2 – Moderar o consumo de carne vermelha, notadamente de filé mignon e picanha;

3 – Abrir mão de entrar na política, enquanto persistir esse modelo partidário que temos no país;

4 - Suspender o sonho de consumo de um Playstation 5;

5 - ¨¨ (Censurado);

6 – Encontrar um novo time de futebol para torcer;

7 – Seguir a recomendação médica de não levar desaforo para casa. Para isso: evitar ao máximo sair de casa;

8 – Em casa, ter sempre a última palavra com a Percilina: - Sim, senhora!

9 – Começar a aprender mandarim para ajudar nas compras de bugigangas da China.

Nota: Saindo para almoçar na casa da irmã de Percilina, Adieidy Flauzene, Eleutério avistou à margem do Anel Rodoviário um cartaz onde se lia: “Motel Dubai – Pernoite e café da manhã a R$109,99”. Eleutério falou para seus botões: - Estou cancelando é o Dubai dos Emirados Árabes.Esse Dubai do bairro Madre Gertrudes dá pra visitar.

Etelvaldo Vieira de Melo

6 comentários:

soares.heleno@gmail.com disse...

Ler seus textos, sentir sua ironia,a crítica do comportamento burguês, bem representado nesta personagem, o estilo tão pessoal que espontaneamente flul... Ah! É uma delicia

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, mas não do seu título. Como sempre, aprecio muito as belas coletâneas; e lamentei a referência ao detestável ministro.
Paulo Sérgio Santos

Anônimo disse...

Chique. Parabéns!
Marcos G. Soares

Anônimo disse...

Sensacional. Com leveza, malícia e atualidade, você restaura a boa tradição mineira de produzir cronistas. Como Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos.
Muito bom.
Adorei esse tal de Cristhaldo. Garoto esperto.
JD Vital

Anônimo disse...

Qual o significado desse nome, Adieidy Flauzene? Muito engraçado!
São muito divertidas as suas crônicas.
Silvânia da Costa Lourenço, a irmã de Percilina Predillecta.

Geraldo Uzac disse...

Caro Etelvaldo. Gostei muito do texto. Parabéns! Quanto ao Motel Dubai, como é só para dormir mesmo, fica mais em conta o do Madre Gertrudes.

Postar um comentário